quinta-feira, 30 de junho de 2011

Exposição reúne trabalhos dos alunos das oficinas oferecidas pela Prefeitura

29062011_-_exposio_das_oficinas
Nesta quinta-feira, dia 30 de junho, tem início a Exposição dos Trabalhos dos Alunos das Oficinas Culturais oferecidas pela Prefeitura de Itatiba. A mostra acontece no Solo das Artes do Museu 'Padre Lima' e reúne os trabalhos desenvolvidos nas oficinas ‘Iniciação ao Livro do Artista’, do ilustrador João Bosco de Oliveira; e ‘História em Quadrinhos’, de Yndiara Rosa Macedo e Nestor Lampros. A exposição segue até dia 10 de julho.
A oficina 'Iniciação ao Livro do Artista’ foi uma parceria da Prefeitura com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, com apoio do Governo Estadual, por meio da Oficina Cultural Hilda Hilst de Campinas. O objetivo foi misturar técnicas de desenho, colagem, rascunho e demais criações artísticas na composição de um livro.
A oficina 'Histórias em Quadrinhos’ explorou técnicas de desenho e a linguagem dos quadrinhos. Além de estimular o gosto pela criação, baseada na vida particular e visão de mundo individual, fortalecendo o senso crítico.
O Museu fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Visitas monitoradas para grupos e escolas devem ser agendadas no Museu, que fica na Praça da Bandeira, 122 – telefone 4524-1264.

Prefeitura abre inscrições para Curso de Formação de Garçom

A excelência no atendimento em bares, restaurantes e hotéis é o foco do Curso de Formação de Garçom oferecido pela Prefeitura no Centro de Capacitação Solidária do FSS. Uma nova turma já está sendo formada e as inscrições abertas para as aulas que começam no início do mês de julho. “Observamos nos últimos meses um grande aumento na oferta de empregos temporários, ou mesmo fixos, principalmente no setor do comércio, bares, restaurantes e eventos. A maior demanda é para a função de garçom. Para atender esta necessidade de mercado, nos esforçamos para trazer de volta este curso que é uma ótima oportunidade de emprego”, explica a Primeira-dama e Presidente do FSS, Profª Cássia Helena Benaglia Fattori.

O professor voluntário do curso, Rodrigo Bedani Amá afirma que a oportunidade de trabalhar temporariamente pode fazer com que o profissional seja efetivado. "Muitas empresas identificam talentos. Para ser aproveitado na empresa, o profissional tem que ter habilidade e atitude, além de uma boa formação específica", destaca.

O Curso de Formação de Garçom tem como público alvo pessoas acima de 16 anos, de ambos os sexos, alfabetizados, que queiram se profissionalizar. Por meio de aulas práticas e teóricas, os alunos aprendem aspectos gerais de higiene, serviço de cocktail e drinks, serviços de vinhos, café, além de tópicos como relacionamento com o cliente e apresentação visual. Cerca de 50 pessoas ja concluiram o curso de Formação de Garçom do Centro de Capacitação da Prefeitura.

Para se inscrever basta ir até o Centro de Capacitação Solidária, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 380, Centro, trazendo cópia do RG, foto 3x4 e preencher a ficha de inscrição. O FSS pede aos alunos uma doação espontânea de um pacote de fraldas descartáveis infantis que serão doadas a famílias carentes da cidade. Mais informações pelo telefone (11) 4534-3310.



--------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Praça vai dançar com Márcio & Cia

29062011_-_praa_viva_-_marcio_e_cia
O grupo Márcio & Cia volta a agitar o Praça Viva, realizado pela Prefeitura de Itatiba neste sábado, dia 2 de julho. O show começa por volta das 20h, ao final da missa na Basílica Nossa Senhora do Belém e leva boa música para as famílias itatibenses, sempre com muita segurança e animação.
Márcio, ex-integrante da dupla Ronald e Ray, canta há mais de 10 anos. Já fez parte de vários grupos e duplas. A banda Márcio & Cia conta com um vocalista, um tecladista e um guitarrista. No show, tocam sucessos sertanejos de Gian & Giovani, Zezé di Camargo & Luciano, Rio Negro e Solimões e ainda interpretam músivas de forró e samba.

Mais 142 jovens aptos a dizer não às drogas

29062011_-_proerd
No dia 28 de junho, o Proerd certificou mais 142 jovens, que são novos defensores do combate às drogas. Entre o grupo que assistiu a aulas semanais sobre o tema durante todo o primeiro semestre deste ano, estavam jovens das redes municipal e particular de ensino. “Hoje sei muito mais sobre as drogas e sei que não posso seguir por este caminho, pois é sem volta. O meu papel é dizer não e ensinar meus amigos e familiares a fazerem o mesmo”, contou a aluna Bárbara Porfírio Bento, 9, moradora do Jardim Galetto.
A mãe de Bárbara, Ivanir Porfírio, 36, viu o Proerd como um divisor de águas no comportamento da filha. “A Bárbara está muito mais interessada. Chega em casa contando o que aprendeu e ensina a todos do bairro como fazer para não se envolver com as drogas. É uma criança, mas já ensina adultos. Estou orgulhosa por ela e muito feliz pela oportunidade”, afirmou a mãe.
29062011_-_proerd_1
O aprendizado de Bárbara Porfírio Bento com o Programa agradou a mãe Ivanir
O Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma realização da Prefeitura de Itatiba e da Polícia Militar, em parceria com Lions Clube de Itatiba. “Este Programa tem uma missão riquíssima que é prevenir o mal do amanhã trabalhando com as crianças de hoje. A criança é um ser multiplicador que, quando abraça um causa, convence a todos a seu redor”, disse a Secretária de Educação, Profª Fatima Polesi Lukjanenko.
O Prefeito João Fattori apoia a iniciativa. “A Educação é a grande chance de conscientização e melhora de vida para a população. Essa Administração apoia e promove diversos programas e projetos que favorecem o itatibense”, afirmou.

O Programa
Aplicadas semanalmente em três escolas públicas e duas particulares, as aulas do Proerd reuniram alunos dos 5ºs anos para debater os males que as drogas podem causar. As oficinas promovem uma educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem seu uso. O intuito é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.
“É um assunto que não abordamos normalmente em sala de aula e, desse, modo a oficina vem para complementar a escola. A unidade escolar tem a missão não só de educar, mas de preparar o aluno para a vida e este projeto ajudou a fazer isso”, contou a professora do 5º ano da Emeb Maria Gemma Rela Rinaldo, Cilene Burti Guelfe, 46.
29062011_-_proerd_2
“A unidade escolar tem a missão não só de educar, mas de preparar o aluno para a vida”, disse a professora Cilene Burti Guelfe
Em Itatiba, os instrutores do programa são os soldados PM.  Gilberto Antônio Araújo do Nascimento foi o soldado responsável pela aplicação dom Proerd no primeiro semestre de 2011. “Adoro fazer este trabalho, pois sinto que ele tem o papel fundamental de prevenir uma série de problemas sociais futuros, causados pela droga. Falando sobre as drogas, debatendo sobre o não uso, evitamos uma série de crimes”, afirmou o policial.
As oficinas têm duração de um semestre e, nesta primeira parte de 2011, esteve presente nas unidades escolares Profª. Maria Gemma Rela Reinaldo, Cel. Francisco Rodrigues Barbosa e Profª. Ângela Lygia Parodi Scavone. Alunos de duas escolas particulares também receberam a visita semanal do soldado da Polícia Militar Gilberto Antônio Araújo do Nascimento, responsável pelas aulas. Foram elas: Da Vinci e Colégio Objetivo.

O be-a-bá anti-drogas
Os policiais seguem uma cartilha, abordando temas como drogas e violência de forma acessível à criança, com exercícios em grupo, brincadeiras e dinâmicas. Eles são treinados especialmente para serem multiplicadores e saberem penetrar no universo dos alunos. Cada lição trata de um assunto diferente, como os tipos de drogas, as bases da amizade, como dizer ‘não' às drogas, pressão do grupo, entre outros. As atividades são acompanhadas por equipes da Secretaria da Educação da Prefeitura e professores da rede

Anemia atinge mais mulheres e crianças menores de 2 anos

Alimentos ricos em ferro.
Pediatra Ana Escobar e nutricionista Juliana Calia foram convidadas.

Por Marcos Correia 
 
O maior problema de nutrição do Brasil é a falta de ferro, uma deficiência que pode ser facilmente solucionada, com a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente. Sem ele, as crianças podem desenvolver anemia e ter dificuldade de crescimento e aprendizado, entre outros prejuízos.
A pesquisa oficial mais recente feita no país mostra que 20% das crianças (sobretudo menores de 2 anos) e 29% das mulheres têm o problema. No caso delas, é por causa da menstruação e da gravidez, período em que o bebê suga muito ferro da mãe. Por isso, as gestantes precisam até três vezes mais dessa substância que as pessoas em geral.
Essa forma de desnutrição mais silenciosa também está associada a doenças na vida adulta. E o tratamento pode levar de 1 a 3 meses. Para aprofundar como age essa carência alimentar em todas as faixas etárias, o Bem Estar desta quinta-feira (23) convidou a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Juliana Dellare Calia.
Anemia (Foto: Arte/G1)
A fraqueza generalizada causada pela anemia ocorre porque, sem o ferro, as células vermelhas do sangue (hemácias) não "conversam" com o oxigênio que deve ser distribuído pelo corpo. Cada uma das 28 bilhões de hemácias que circulam no organismo carrega 1 bilhão de moléculas de oxigênio. E 2 milhões são produzidas a cada segundo.
Entre os sintomas da anemia, estão: fadiga generalizada, falta de apetite, menor disposição para o trabalho, desânimo, palidez da pele, da palma da mão e das mucosas (como olhos e gengiva) e dificuldade de aprendizagem em crianças. Quem tem suspeita da doença deve fazer um exame de sangue, disponível em toda a rede pública.
No Brasil, é comum as farinhas de trigo e milho receberem ferro para suprir essa necessidade. Outra dica é consumir frutas cítricas, como laranja e limão, que não contêm ferro, mas são ricas em ácido ascórbico, substância que melhora a absorção desse nutriente em outros alimentos.
O leite de vaca não é fonte de ferro, a não ser que seja adicionado industrialmente, mas o leite materno, sim. E quem não gosta de comer feijão pode substituí-lo por carnes (vermelhas e brancas) e verduras de folhas escuras. Segundo a nutricionista Juliana, não há comprovação científica de que acrescentar um prego no cozimento adicione ferro à dieta.

Alimentos não queimam gordura, mas podem acelerar o metabolismo

Fernanda Timerman, tirou mais dúvidas sobre dietas nesta terça.
No dia a dia, é possível comer doces, desde que nas porções corretas.

Por Marcos Correia
A nutricionista Fernanda Timerman, do Hospital das Clínicas e do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (Genta), tirou mais dúvidas sobre dietas nesta quinta-feira (29), logo após o Bem Estar.
Dor de cabeça, tontura, fraqueza, pensamentos fixos e hálito com cheiro de acetona podem ser sinais de uma dieta radical. A recomendação da especialista é fracionar alimentação e comer pouco de cada vez para manter o metabolismo acelerado.
Consumir mais frutas, legumes, verduras e tomar mais água é o ideal. Quem não gosta de fruta pode tomar suco, a salada pode ser incrementada e ficar mais atrativa. Misturar com vinagre, limão ou shoyu também pode ser uma opção.
Palitinhos de cenoura, pepino ou erva-doce, lanches frios com queijo ou peito de peru e iogurte são boas alternativas para comer entre as refeições. Segundo Fernanda, o café da manhã é fundamental porque o jejum da noite já é prolongado. Se ele não for incluído na alimentação, a fome tende a ser muito grande na hora do almoço.
A especialista comentou também sobre a chamada dieta do tipo sanguíneo – ainda não há estudos que comprovem a eficácia dela –, e sobre tomar azeite extra-virgem e água com berinjela na tentativa de emagrecer.
De acordo com a nutricionista, alimentos não queimam gordura, mas podem ajudar na digestão e acelerar o processo de metabolismo. No dia a dia, é possível comer doces, que estão no topo da pirâmide alimentar, desde que nas porções certas. Juliana ressaltou que qualquer alimento ingerido além do limite pode engordar, não apenas os doces.
Comer menos à noite é melhor se a pessoa for dormir logo. Mas quem trabalha, estuda ou pratica atividade física nesse período pode se alimentar melhor, pois precisa de energia.
Por fim, a especialista disse que sopas prontas têm excesso de sal e que não se deve fazer dieta para emagrecimento durante a gestação, apenas controle de ganho de peso. Após a amamentação, a reeducação alimentar pode ser mais intensa.

Fazer sexo duas vezes por semana aumenta vida em até um ano e meio

Psicóloga Tatiana Presser falou sobre os benefícios da atividade sexual.

Por Marcos Correia


São apenas quatro letras que mexem com a imaginação, a autoestima, o comportamento e o humor: sexo. E a atividade não faz bem apenas para o corpo e a mente – a expectativa de vida também se beneficia. Quem transa duas vezes por semana pode ganhar até um ano e meio, segundo um estudo inglês.



O Ministério da Saúde brasileiro recomenda que as pessoas façam sexo com frequência, algo considerado tão importante quanto controlar a pressão arterial e estar no peso adequado. O próprio ato ajuda a emagrecer: em uma boa sessão de meia hora, podem-se queimar até 500 calorias.



Para falar sobre o assunto, o Bem Estar desta terça-feira (28) convidou o ginecologista José Bento e a psicóloga especializada em sexo Tatiana Presser. Eles falaram que, durante a prática, o corpo inteiro entra em estado de alerta e sofre várias transformações.



Além da endorfina liberada, que causa satisfação e bem-estar, a dopamina age no organismo relacionada ao vício: por isso, quem faz sexo costuma querer sempre mais. Mas, para não correr nenhum risco, é fundamental usar sempre camisinha – disponível na rede pública para pessoas acima de 12 anos de idade.



Segundo especialistas, a atividade sexual não deve ser usada em um relacionamento como ferramenta de chantagem. Pelo contrário, conforme você vai conhecendo o parceiro e sabendo o que lhe agrada, a relação só tende a melhorar, com mais prazer e compreensão.



Estimular o outro com um filme, um brinquedo, uma posição ou uma fantasia nova pode ajudar a apimentar o namoro ou o casamento. E essas inovações são importantes para estimular o cérebro e manter a chama acesa. A tendência é que, após 5 anos, a frequência sexual caia pela metade, por isso aumentar a qualidade é tão necessário. Um beijo prolongado, que dure pelo menos 10 segundos, já contribui para elevar o desejo.



De acordo com o dr. José Bento, o sexo está relacionado à sobrevida humana na Terra. E, depois que os métodos contraceptivos foram descobertos, sobrou apenas a parte boa da prática. Ele disse, ainda, que o ritmo de homens e mulheres é diferente: enquanto eles atingem o orgasmo em 2,5 a 5 minutos em média, elas demoram de 14 a 20 minutos.



O sexo também diminui a depressão e pode ser feito inclusive por mulheres grávidas, desde que elas não tenham sangramentos, corrimentos, contrações nem estejam em trabalho de parto. Ainda segundo o ginecologista, o autoestímulo é tão positivo quanto a atividade sexual, principalmente para a mulher, que pode se conhecer mais.

sexta-feira, 24 de junho de 2011


Preparador físico José Rubens D'Elia ensinou truques para soltar o quadril.
Também fomos até Recife para acompanhar a festa de São João.


Fazer exercício é sempre bom, mas, para torná-lo ainda mais adequado aos objetivos de cada pessoa, é preciso prestar atenção no que comer antes e depois. Se a atividade for intensa e durar mais de uma hora, é recomendado também tomar algo durante a prática.
No estúdio do Bem Estar desta sexta-feira (24), estiveram presentes a nutricionista esportiva Patrícia Bertolucci e o preparador físico José Rubens D'Elia, que ensinou truques para soltar o quadril, arrasar no forró e perder calorias.
O programa também foi até Recife para acompanhar a festa de São João e provar todas as delícias típicas desta época: pamonha, canjica, pé de moleque e bolo de milho, entre outros quitutes. Mariana Ferrão e Fernando Rocha conferiram, ainda, o batimento cardíaco de 50 pessoas que dançaram quadrilha no “arraiá”.
Comer exercício (Foto: Arte/G1)Comer antes do exercício não faz nenhum mal, desde que não se abuse da quantidade. Quem passa do limite pode engordar e se sentir mal, pois a digestão fica mais difícil. Mastigar bem e não comer com pressa ajuda a processar os alimentos e melhorar o desempenho.
Quando alguém ingere algo após a primeira hora de movimentos, repõe 60% da energia que gastou. Depois de 24 horas, tudo volta ao normal. Caso a atividade seja muito exaustiva, no dia seguinte é indicado comer a cada 2 horas.
Após o exercício, é importante consumir carboidratos, que são uma fonte de energia. Já a proteína é necessária para manter o corpo forte.

Inscrições abertas para onze cursos no Centro de Capacitação da Prefeitura

A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de junho, a Prefeitura disponibiliza mais de 350 vagas em onze cursos oferecidos no Centro de Capacitação Solidária do Fundo Social de Solidariedade.  Os cursos disponíveis são: Comunicação Efetiva de Atendimento Telefônico, Internet, Alemão, Recursos Humanos, Decoração para Bolos, Panificação, Garçom, Paisagismo, Auxiliar de Maquiagem, Busca no Desenvolvimento Profissional, além de uma Palestra de Emprego.
Inscrições abertas Pessoas de todas as idades podem se inscrever nos cursos do FSS, basta ir até o Centro de Capacitação Solidária, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 380, Centro, levando uma cópia do RG, uma foto 3x4 e preencher a ficha de matrícula. O FSS pede aos alunos do Centro de Capacitação a doação, espontânea, de um pacote de fraldas descartáveis, no ato da inscrição. Mais informações pelo telefone 4534-3310.

Parcerias agilizam auxílio a necessitados

22062011_-_entrega_de_banheira_-_sas
A Prefeitura, em parceria com o Lions Club entregou na manhã do dia 21 de junho uma banheira hospitalar para uma criança que precisa de cuidados especiais.  “Meu filho é minha vida. A Prefeitura está me ajudando bastante, o pessoal do Lions também. Agradeço muito cada um que vem aqui, pois sei que é de coração que estão me ajudando”, disse Fabiane Carina Pedroso de Luna, mãe do garoto que depende de aparelhos para viver.
Esta é uma das famílias que passam por dificuldades que são atendidas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Ação Social. As entidades assistenciais da cidade tem papel fundamental neste trabalho. “Parcerias como a do Lions representam agilidade no atendimento dos necessitados", explica o Secretário de Ação Social, Mauro Delforno.
Para Mauro, esta é uma parceria que possibilita atender a população em momentos de necessidade. ”Agradecemos muito as parcerias. Entidades como o Lions são responsáveis diretas na diminuição do sofrimento de muitas pessoas”, disse Mauro.
EntidadesClaudemir Rozão, representante do Lions Club de Itatiba conta que já trabalhava em contato com SUS, Rede de Combate ao Câncer e Unidades de Saúde. “Entrei em contato com a Secretaria de Ação Social para ver o que poderíamos fazer para ajudar mais as pessoas e descobri que tem gente que precisa e nós nem sabemos. E a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social, é o ponto central para este tipo de ação”, disse Claudemir. O clube auxilia com a doação de muletas, cadeiras de roda e banho e outros equipamentos.

Prefeitura realiza formação em Educação Inclusiva para 300 educadores

22062011_-_educao_inclusiva
Para melhorar a qualidade da educação inclusiva na rede municipal de ensino, a Prefeitura deu início a formação de cerca de 300 professores, supervisores e coordenadores.  As aulas acontecerão por sete meses e semanalmente vão levar aos profissionais ensinamentos para que um ambiente de aprendizagem adequado, eficaz, que valorize as diferenças, atendendo a todos os alunos seja cada mais parte da realidade educacional itatibense.
A formação é conduzida pela especialista em atendimento educacional especializado da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Elaine de Souza Ramos. “Nós somos todos diferentes. Desse modo, a escola não deve ser a escola da igualdade, mas sim a escola das diferenças. Que está preparada para lidar com a diferença e atender bem todos”, afirmou Elaine.
“A orientação para os professores de sala de aula que tenham alunos com deficiência tem o objetivo de orientá-los sobre adaptações das atividades para os alunos especiais e não atividades diferentes das que os outros colegas estão fazendo”, afirmou a Profª. Fatima Polesi Lukjanenko, Secretária de Educação. “Por exemplo, enquanto os alunos da classe estão fazendo atividades de português, o aluno com deficiência não deve estar pintando um desenho, mas sim participando da atividade de português adaptada ao seu nível de aprendizagem”, completou.
O primeiro dia da formação, 21 de junho, foi dedicado a 50 coordenadoras de escolas. “Gostei da abordagem da especialista e espero sair desta formação com um conhecimento mais direcionado para colocar em prática na sala de aula e saber como lido, por exemplo, com a parte artística e do movimento físico, com as crianças que têm necessidades especiais”, afirmou Cleusa Segatto Cordery, 55, coordenadora da Emeb 'Profª. Eliete Aparecida Sanfins Fusussi'.
22062011_-_educao_inclusiva_1
A coordenadora Cleusa Segatto Cordery, 55,  espera concluir a formação com um maior entendimento sobre como direcionar as atividades para incluir o aluno especial.
A coordenadora da EJA da Emeb. 'Cel. Manoel Joaquim de Araújo Campos', Rosangela Santos Mancin, 45, acredita que a formação vem ao encontro da necessidade dos educadores. “Faço curso de libras e sinto que precisamos muito de informações para atender melhor esses alunos e fazer com que a escola seja de fato um ambiente no qual ele aprende e evolui. Quero saber como trabalhar, como estimular este aluno para que o aprendizado ocorra”, afirmou.
22062011_-_educao_inclusiva_2
Rosangela Santos Mancin, 45, coordenadora da EJA na Emeb 'Araújo Campos', quer aprender para melhorar o atendimento aos mais de 20 alunos de inclusão que o curso possui.
O objetivo desta formação é, segundo Ana Cristina Tediolli, responsável pela Educação Inclusiva no município, preparar e capacitar toda a equipe escolar a desenvolver um cenário de aprendizagem inclusivo. “O ambiente escolar tem de respeitar as particularidades de cada aluno, valorizar as diferenças e garantir o aprendizado”, disse.
Educação Inclusiva em Itatiba
Itatiba está aprimorando ações e projetos a cada dia com o objetivo de proporcionar a todos os alunos acesso, permanência e igualdade no processo educacional. Hoje, cerca 300 alunos com algum diagnóstico de deficiência são atendidos pela Prefeitura na rede municipal de ensino. As deficiências em geral envolvem distúrbios intelectuais, físicos, de audição, de visão, dislexia e distúrbios de aprendizagem.

Prefeitura garante apoio técnico em mudanças na região da rodoviária

22062011_-_estacionamento_covabra
Com as adaptações feitas no estacionamento do Supermercado Covabra em frente a rodoviária, o trânsito na região melhorou significativamente.  O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Itatiba auxiliou a gerência da loja na busca de soluções para melhorar o fluxo de veículos no local. O estacionamento, que antes tinha a entrada e a saída por um mesmo local, agora tem a entrada pela Rua Domingos Pretti e a saída pela Rua Luiz Scavone. A quantidade de caminhões descarregando também está sendo controlada, para evitar transtornos.
“Toda parceria que busque garantir a segurança de pedestres e motoristas é bem vinda. Aquela região sofria com o grande fluxo de automóveis que tentavam entrar no estacionamento, ônibus que entram e saem da rodoviária e caminhões de carga e descarga. O Departamento de Trânsito entrou apresentou soluções que o supermercado colocou em prática”, explica o diretor do Departamento de Trânsito, Manoel Angelo Sanfins.

Saiba de onde vieram as tradições das festas junina e julina

por Marcos Correia
Foto Ricardo Corrêa 
 Festa de Santo Antônio dia 13 de junho; de São João, dia 24; de São Pedro e São Paulo, dia 29 de junho. Há motivos para comemorar durante o mês todo e até fazer uma farra tardia, a julina. Mas, apesar dessa ligação ao calendário das festas católicas e aos dias dos santos, o costume de celebrar o mês de junho remonta a um tempo anterior à era cristã. Mais precisamente, aos rituais de invocação da fertilidade no Hemisfério Norte, durante o solstício de verão, o dia mais longo do ano.
De acordo como livro Festas Juninas, Festas de São João: Origens, Tradições e História, da antropóloga Lúcia Helena Vitalli Rangel (Publishing Solutions / Yoki, 2008), era no solstício de verão que diversos povos, como celtas, egípcios, persas e sírios, faziam rituais para promover a fartura nas colheitas.
Na Europa, ao longo dos séculos, os festejos do solstício foram incorporados à cultura de cada região. Em Portugal, país majoritariamente católico, os santos de junho foram incluídos nas celebrações. Das terras lusitanas, as tradições aportaram por aqui e ganharam outras cores locais. “No Brasil, há uma certa coincidência entre as festas da fertilidade da colheita do Hemisfério Norte comrituais indígenas”, diz Lúcia Helena, que é professora e diretora-adjunta da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A influência dos índios na festa brasileira fica evidente nas comidas juninas: milho,mandioca, abóbora e batata-doce, exemplifica a antropóloga. É, enfim, uma celebração miscigenada, com ingredientes vindos de diversas culturas. Veja, a seguir, algumas curiosidades sobre os símbolos dessa festa.
QuadrilhaTudo que é moda em Paris é moda no mundo. E foi assim que a dança quadrille desembarcou por aqui, nos salões brasileiros do século 19. Não é à toa que o puxador da quadrilha usa palavras como "balancê” e “anarriê” (do francês en arrière, ou seja, para trás). Com o tempo, a marcação europeia deu lugar à cadência brasileira e o som passou a ser feito pelo triângulo, pela zabumba e pela sanfona.
 Pau de seboA brincadeira de escalar os cerca de cinco metros do pau de sebo é um desafio e tanto. Quem conseguir alcançar o topo ganha uma bela quantia de dinheiro. O pau de sebo não deve ser confundido como mastro dos santos, erguido com a bandeira do santo padroeiro da festa.

Comidas típicas
Época de agradecer a fartura, época da colheita do milho. É por isso que ele está tão presente nas festas, em forma de curau, bolo de milho, pamonha, caldo de milho, pipoca e milho cozido.
FogueiraA luz da fogueira era o aviso de que João Batista havia nascido. De acordo com a lenda católica, o fogo foi o sinal combinado por Isabel para avisar sua prima Maria do nascimento do filho. Antigamente, a fogueira também era usada para afastar os maus espíritos das plantações.
BalõesOs balões são proibidos no Brasil, mas, em outras épocas, eram usados para levar os pedidos dos fiéis para os santos. 

Card.io transforma câmera de iPhone ou Android em maquina de cartões de crédito

Apresentamos nesse post mais uma alternativa de pagamento de produtos e serviços pelo celular: o Card.io, fruto de uma startup com sede em San Francisco, Califórnia, EUA. A empresa desenvolveu um sistema que transforma a câmera do iPhone ou de smartphones Android em um leitor de cartão de crédito, tornando o recebimento de pagamentos pelos seus serviços mais simples.

Card.io (Foto: Divulgação)Card.io (Foto: Divulgação)
Card.io foi criado pelos ex-funcionários da AdMob Mike Mettler e Josh Bleecher, e eles desenvolveram um sistema que se destaca pela simplicidade de uso. Para que o sistema funcione, basta posicionar o seu cartão de crédito diante da câmera do seu telefone. O software "lê" todas as informações pela câmera e o pagamento é automaticamente processado.
Reconhecimento numérico do cartão (Foto: Divulgação)Reconhecimento numérico do cartão (Foto:
Divulgação)
Inicialmente o Card.io tem como objetivo atrair os desenvolvedores de aplicativos iOS, especialmente aqueles voltados para a área de e-commerce, comerciantes, comércio de bilheteria (cinemas, estacionamentos, etc), serviços de viagem, dentre outros.
A empresa tem apenas 9 meses de vida, e eles gastaram seis meses desenvolvendo a tecnologia do Card.io, que inclui recursos de reconhecimento de caracteres para a leitura dos números do cartão de crédito.
Diferentemente de outros sistemas de escaneamento de dados e softwares de leitores de cartões, o Card.io não precisa da interferência humana para verificar a autenticidade dos dados lidos. Segundo os seus idealizadores, tudo está programado para que o sistema faça a leitura com alta precisão. Porém, a empresa não informa qual é a porcentagem de acerto do sistema. Eles só dizem que a "grande maioria" dos escaneamentos serão precisos, e é aí que entra em ação o seu algoritmo de aprendizado: quando mais dados o sistema lê, melhor o software é executado, pois sua "curva de aprendizado" aumenta.
A empresa desenvolvedora já recebeu US$ 1 milhão em investimentos para o desenvolvimento do Card.io. Entre seus investidores estão executivos como Michael Dearing, da Harrison Metal, Jeff Clavier e Charles Hudson, da SoftTech, e Manu Kumar, da K9 Ventures. Os desenvolvedores de aplicativos iOS interessados em participar do beta privado do serviço podem obter maiores informações de como proceder clicando aqui.

Siga suas plantas no twitter

Cientistas americanos criam dispositivo que permite aos vegetais mandar mensagens para os donos pela rede social

Por marcos correia

  Divulgação
Parece ficção científica, mas, na realidade, trata-se de uma bela sacada de um time de pesquisadores do Programa de Telecomunicações Interativas da Universidade de Nova York. Quando decidiram colocar plantas no próprio laboratório — para levar um pouco de verde ao ambiente, extremamente high-tech —, perceberam que elas poderiam morrer negligenciadas. “Aí pensamos: e se as plantas pudessem nos avisar sobre suas necessidades?”, diz Rob Faludi, um dos pesquisadores. Foi aí que surgiram os kits BotaniCalls.

Com a ajuda de sensores de umidade instalados nos vasos, o sistema dispara mensagens avisando se os vegetais estão precisando de mais água ou se o dono anda exagerando na dose. Na primeira versão, os sensores enviavam sinais a uma central que gerava uma chamada para o telefone do proprietário da planta. Ao atender, ele ouvia uma mensagem pré-gravada, adequada ao código da necessidade informada pelos sensores. “Dávamos até vozes específicas para cada planta”, diz Faludi. O orégano cubano tinha sotaque latino. Já os cactos, vindos de ambientes inóspitos, tinham um tom sereno e prático.

Agora, os kits já estão na terceira geração e permitem às plantinhas tuitar suas necessidades, que são conferidas pelos donos direto no celular. Vendidos pela internet, custam US$ 99,95. “Sabíamos que esta era uma ideia útil e divertida, mas não imaginávamos que poderia se tornar popular.”


ENTENDA COMO UMA PLANTA É CAPAZ DE TUITAR
André Scatelli

quarta-feira, 1 de junho de 2011

TV 3D com óculos de cinema e acesso

Acessório para assistir televisão vai custar menos de R$ 50


Felipe Maia/R7
Veja mais fotos
Esses aparelhos 3D também vão ter sistema de conexão à internet,
permitindo que o usuário baixe filmes e programas de TV
a partir de locadoras virtuais


Os primeiros aparelhos de TV 3D com óculos mais simples, parecidos com aqueles usados em salas de cinema, em vez dos tradicionais presentes no mercado até agora, que exigem pilha e são mais pesados, chegam ao Brasil no mês de julho.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º) pela LG, durante um evento em Los Angeles (EUA). Esses aparelhos 3D também vão ter sistema de conexão à internet, permitindo que o usuário baixe filmes e programas de TV a partir de locadoras virtuais e também faça o download de aplicativos e jogos, por exemplo.
Em um primeiro momento, vão chegar às lojas modelos de 32 a 55 polegadas – os preços para esses dois tamanhos ainda não estão definidos, mas os modelos com 42 polegadas vão sair por R$ 4.199 e o de 47 polegadas, por R$ 5.299.
Essa linha de televisores da LG, chamada TV Cinema 3D, usa um sistema diferente para dar ao usuário a impressão da imagem em três dimensões, chamada de “passivo”.
Nos modelos que estão atualmente no mercado, que usam o sistema “ativo”, os óculos possuem lentes de LCD que piscam de forma alternada em cada olho e são sincronizadas com a imagem da TV. É isso que dá a sensação de a imagem estar “saltando” da tela.
O problema é que é exigido um sistema eletrônico, com baterias, e é preciso estar em um determinado ângulo para ver as imagens.
Com a tecnologia passiva, a principal tecnologia está na tela. Uma espécie de película presente no painel faz a separação entre as imagens, que são combinadas com o uso de óculos mais simples, já usados em salas de cinema. A expectativa é que isso faça com que seja mais confortável assistir aos filmes 3D em casa.
O R7 testou os dois sistemas durante o evento e percebeu que os óculos “passivos” são mais confortáveis, mas os “ativos” dão uma noção bem maior de tridimensionalidade, com contraste mais definido.
Família grande
A LG também vai bater forte na questão do preço dos óculos. Isso porque os “passivos” custam menos de R$ 50 (existe o plano de disponibilizar o acessório por algo em torno de R$ 30), enquanto os “ativos” ficam em torno de R$ 250.

Com isso, se o usuário tiver uma família grande, por exemplo, pode comprar mais óculos por preços mais acessíveis. O pacote com o modelo que chega às lojas em julho vai ter quatro óculos, mas o cliente poderá comprar mais na loja se quiser.
Óculos ainda têm vida longa
A LG diz que vai demorar de três a cinco anos para lançar TVs 3D que dispensem o uso de óculos, uma tecnologia que já está presente em tablets e em videogames portáteis como o Nintendo 3DS, mas ainda não funciona muito bem em aparelhos maiores.
Humberto De Biase, gerente-geral de marketing da LG, diz que também existe o desafio de baixar os preços desses aparelhos.
- Precisamos ver como baratear essa tecnologia para que ela esteja disponível para o consumidor. Não adianta soltar um televisor por 50 paus [R$ 50 mil].

01/06/2011 10h36 - Atualizado em 01/06/2011 14h37

Bem Estar desta 4ª (1º) explicou o que é essa glândula e suas alterações.
Endocrinologistas Alfredo Halpern e Cintia Cercato foram os convidados. 

 
Quando a tireoide funciona mal, o corpo sofre os sinais, que na metade dos casos não são relacionados pelas pessoas como parte de uma doença. Ganho ou perda de peso, agitação ou sonolência, falta de crescimento ou tremores podem ser sintomas de hipo ou hipertireoidismo – baixo ou extremo funcionamento dessa glândula.
A tireoide tem forma de borboleta, fica localizada no pescoço e é responsável por funções como crescimento e regulação da temperatura corporal. No mundo todo, 300 milhões de pessoas têm algum tipo de problema nessa região.
Para aprofundar o que essa glândula controla e o que os distúrbios dela causam, o Bem Estar desta quarta-feira (1º) recebeu os endocrinologistas Alfredo Halpern e Cintia Cercato, do Hospital das Clínicas.
Tireoide (Foto: Arte/G1)
Exames de sangue disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) medem os hormônios da tireoide e podem indicar eventuais problemas. A partir dos 35 anos, deve-se fazer um teste a cada cinco anos. Além disso, apalpando a garganta, dá para saber se a glândula está aumentada (veja abaixo e também no vídeo acima como realizar o autoexame).
A principal causa do hipotireoidismo é uma doença autoimune chamada tireoidite de Hashimoto, em que o próprio organismo produz anticorpos que destroem a glândula, diminuindo todo o metabolismo do corpo. Nesse caso, o corpo tenta "parar o indivíduo", já que não há "combustível" para ser gasto.
Pode haver também aumento dos níveis de colesterol no sangue, depressão, rouquidão, infertilidade e aborto. Segundo a médica, com tratamento, a melhora é rápida e significativa.
Outro motivo que pode levar ao hipotireoidismo é a falta de iodo, mas no Brasil essa não é mais uma preocupação – e sim o excesso dele. Cintia destacou, ainda, que é mito a história de que o paciente nessa situação engorda muito: são no máximo 4 quilos. De 10% a 15% das mulheres têm o problema em algum momento da vida (às vezes temporariamente, como na gravidez) e ficam "marcha lenta", na definição do dr. Halpern.
Já o principal fator que desencadeia o hipertireoidismo é um transtorno autoimune chamado doença de Graves, em que o corpo fabrica anticorpos que estimulam excessivamente a tireoide, acelerando todo o metabolismo. O tabagismo também pode levar a esse quadro.
Autoexame
1. Segure um espelho e procure no pescoço a região logo abaixo do "pomo de Adão" (gogó). Ali está a tireoide
2. Incline o pescoço para trás, para que o local fique mais exposto
3. Beba um pouco de água
4. O ato de engolir fará com que a tireoide suba e desça. Não confunda a tireoide com o pomo de Adão
5. Observe se existe algum caroço ou saliência. Se houver alteração, procure um endocrinologista, que é o profissional especializado no assunto
Pensando Leve
Pensar leve na terra do fast-food não é tarefa fácil. O advogado Alexandre Berthe, que passou recentemente por uma cirurgia de redução de estômago, disse que nos EUA as comidas são muito exageradas e que tudo parece saído de uma linha de produção.
Se Alexandre tivesse viajado para Las Vegas há cinco meses, teria chegado rapidamente aos 130 quilos, nas palavras dele. E o advogado ainda precisa se controlar: teve vontade de atacar uma mesa de camarão, mas priorizou a dieta alimentar e resistiu às tentações.

LITERATURA: Academia Jundiaiense de Letras abre inscrições para concurso de crônicas

Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário da Academia Jundiaiense de Letras. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 27 de junho e o resultado será divulgado no próximo dia 28 de julho. O Concurso Literário da Academia Junidiaiense de Letras é um concurso de crônicas, de tema livre, que premiará os 20 melhores cronistas inscritos que terão seus textos publicados em um livro, sendo que os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro. O concurso é uma realização da Academia Jundiaiense de Letras, com patrocínio exclusivo da empresa Astra.

Cadastro
Os participantes deverão realizar seu cadastro e enviar sua crônica pelo site http://www.concursoliterarioajl.com.br. Para participar basta ser brasileiro, residir no Estado de São Paulo e ter idade igual ou superior a 21 anos.

Ao realizar o cadastro, o sistema gerará um número que será enviado ao participante por e-mail. Esse número será a identificação do participante no site e perante os jurados, garantindo o anonimato e, consequentemente, a imparcialidade na seleção das crônicas.

Premiação
Os três primeiros colocados receberão os seguintes prêmios: primeiro lugar R$ 5 mil, segundo lugar R$ 3 mil e terceiro lugar R$ 2 mil. Os 20 primeiros classificados terão suas obras publicadas em um livro com tiragem de 500 exemplares, que será distribuído em escolas e bibliotecas do Estado de São Paulo. Cada classificado receberá cinco exemplares do livro. A divulgação dos 20 trabalhos classificados será realizada no dia 28 de julho no site do concurso.

BELEZA: Juliana de Góes representa Itatiba no Miss São Paulo neste sábado

Neste sábado, dia 4 de junho, Juliana de Góes sobe aos palcos do Memorial da América Latina, onde representará Itatiba no Miss São Paulo. O concurso será transmitido para todo o Brasil pela Rede Bandeirantes, a partir das 22h. "A cidade já tem um programa para este sábado, acompanhar Juliana no Miss São Paulo. Vamos juntos torcer por esta jovem que representa a beleza, elegância e simpatia da mulher itatibense", disse o Prefeito João Fattori.
 
 
O Miss São Paulo é um concurso que visa eleger entre as vencedoras dos concursos de beleza municipais aquela que melhor represente São Paulo no Miss Brasil.

Miss Itatiba
Juliana é itatibense de coração. Veio para a cidade há 10 anos com os pais. "A cidade já faz parte da minha vida", comenta a Miss. "Cheguei aqui pequena e fiz várias amizades que são importantes na minha história", conta. Desde pequena, Juliana tem como palco a Princesa da Colina, como é conhecida Itatiba. E hoje vive um belo conto de fadas. "Foram meus amigos que me incentivaram a participar do concurso Miss Itatiba", lembra a jovem que gosta de sair para dançar, conversar e conhecer pessoas.

Juliana aprendeu com a cidade o que é a amizade. "Itatiba sempre me acolheu com carinho. As pessoas me param na rua para perguntar sobre o concurso. Recebo apoio de muitos", comenta emocionada a Miss. Mas, como boa moradora de Itatiba, Juliana valoriza a família. "Minha mãe é meu maior apoio, minha força", afirma. E esse seu jeito simpático do interior conquista pela simplicidade que transparece no seu sorriso sincero. A jovem estuda no colégio Poli Bentinho de Campinas, para ser técnica em nutrição e seus professores e colegas já disseram que vão torcer por ela, no concurso Miss São Paulo.

Apoio
Juliana conta com o apoio da Prefeitura de Itatiba, que auxilia no transporte da Miss e também intermediou o contato da jovem com os patrocinadores. As lojas A Botica, Unique, Drogaria do Marcelo, Avenida Esportiva e Companhia de Ação estão patrocinando Juliana durante sua participação no concurso Miss São Paulo.