O sistema é projetado especialmente para que não ocorra acidentes. Tom Brown, do departamento de pesquisa e desenvolvimento da GM, diz que "carros convencionais são desenhados para proteger passageiros e pedestres em casos de acidentes, o EN-V é mais parecido com uma aeronave, onde se procura evitar qualquer tipo de acidente”.
O EN-V atinge 40 km/h e representa a proposta futurista urbana da marca. Os sensores giroscópicos são inspirados nos Segways, veículos motorizados de duas rodas usados por agentes em shoppings e guardas de rua nos EUA. Esses sensores são capazes de detectar outros veículos e obstáculos ao seu redor, e o uso do piloto automático só é possível caso os demais veículos do ambiente também estejam usando a tecnologia. Isso será possível em breve, pois outras montadoras, como a Ford, BMW e Volkswagen, estão desenvolvendo a tecnologia que convencionou chamar de "v-to-v", que significa comunicação entre veículos.
Brown informou que por enquanto não há planos concretos de se comercializar a tecnologia, mas sua popularidade faria com que tais veículos custassem um quinto do preço dos carros convencionais.
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