quinta-feira, 5 de maio de 2011

CIDADANIA: Alunos fazem visita de campo ao Lago do Camata


Estudantes da Emeb "Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa" levaram para a prática toda a teoria sobre cidadania aprendida em sala de aula. Em visitas que duraram boa parte do período da aula, 70 alunos de três turmas de 7º ano da escola visitaram o Lago da Camata e seu entorno com o objetivo de produzir um relatório sobre as condições do local e entregá-lo às autoridades da cidade.
 
 
Com a análise, fatos tristes como assoreamento do lago, lixo jogado no chão pelos próprios usuários do espaço e poluição dividiram espaço com a feliz descoberta de que a Prefeitura de Itatiba já estava intervindo no local para promover o desassoreamento e limpeza do Camata, além da revitalização das pistas e jardins da área. "Visitando o local, tivemos contato com engenheiros da Prefeitura que puderam explicar aos alunos o que seria feito para melhorar a área e eles tirararam dúvidas e deram sugestões diretas com base no que foi observado nas visitas", afirmou Maria Emília Garcia, professora de Geografia da escola e responsável pelo projeto.
"Ficamos felizes em receber as observações de nossos alunos que, desse modo, se mostram cidadãos conscientes das necessidades no cenário que os envolve. A preocupação ambiental e o bem estar do itatibense são pilares desta Administração e demonstrar aos alunos como a Prefeitura resolverá as demandas do Lago do Camata foi um privilégio para nós", afirmou João Fattori, Prefeito de Itatiba.
Desenvolver o aluno cidadão e atuante é o grande objetivo da escola, segundo a Secretária de Educação Profª Fatima Polesi Lukjanenko. "Fazer com que o aluno se torne um ator da realidade que o envolve é nossa missão e nesse projeto os alunos deram um grande exemplo de como isso pode, de fato, acontecer. Eles promoveram uma intervenção, por meio de análise, em um ponto próximo de sua casa e escola, sentindo-se responsáveis por chegar às autoridades e expor o problema. Foi realmente muito positivo", disse a Secretária.
Visita que gerou relatório
Em três visitas ao Lago do Camata, durante os dias 14 e 15 de abril, os alunos da escola Nazarth produziram análises e fotografias que, mais tarde, se transformaram em um relatório encaminhado à Prefeitura de Itatiba. Entre as constatações dos alunos, o relatório traz informações sobre a poluição da água, descarte de lixo pelos visitantes e a depredação ao entorno do lago. "Encontramos pichações no bebedouro e detritos pelo caminho", diz o relatório.
O assoreamento no Lago foi outro ponto indicado no documento. "Observamos que ele recebe esgoto e lama, que são trazidos pelas águas das chuvas dos loteamentos próximos. Em certos trechos, é possível observar apenas uma lâmina de água", consta. Os alunos apontam ainda que "essas questões tem relação direta com a mortandade dos peixes que é constantemente observada".
Obras de revitalização
A Prefeitura de Itatiba promove a revitalização do Lago do Camata e em seu entorno com obras de desassoreamento e restauração dos bancos, jardins e pistas. As obras, que devem estar concluídas no final de maio, têm o objetivo de trazer a vida de volta ao lago, hoje assoreado.
O acúmulo de terra resultou na formação de uma ilha no meio do lago e a Prefeitura irá retirar toda a terra acumulada. A área em volta do Lago também receberá cuidados. Os jardins vão ter novo paisagismo e os bancos serão restaurados.
A principal causa do assoreamento do Lago foram deslizamentos de terra vindos de um novo loteamento que está sendo implantado próximo ao Lago do Camata. Em parceria com a Prefeitura, a empresa que está construindo o loteamento se responsabilizará pelas obras de desassoreamento e também pelo melhoramento da área destinada aos jardins e à pista de caminhada.
"O assoreamento arrasou o lago e essa intervenção é de significativa importância para revitalizar a área", afirmou o Engenheiro Otto Junqueira Cintra, Secretário de Obras e Meio Ambiente da Prefeitura. "Além do desassoreamento, o entorno também será restaurado. Temos a missão de deixar a área bonita, sustentável e cheia de vida", completou Otto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário