A Prefeitura de Itatiba está capacitando todo o efetivo da Guarda Municipal, cumprindo a Lei Federal 10.826/2003, que exige qualificação anual. O curso acontece no Centro de Formação e Requalificação da GM de Jundiaí e tem uma carga horária de 80 horas anuais.
O valor médio de um curso como este fica em R$ 1200 por guarda municipal, no entanto, graças à parceria com a GM de Jundiaí, o custo para a Prefeitura será zero. Os gastos correrão apenas para o transporte dos guardas entre Jundiaí e Itatiba e horas excedidas, já que durante o período em que estiverem em treinamento, os GMs serão remunerados como dia normal de serviço.
"Ganha o população que tem um profissional sempre atualizado e ganha o GM que está mais preparado para exercer sua função e tem um momento para tirar dúvidas, se aperfeiçoar e refletir sobre sua qualificação. Trata-se de uma ação vital para a manutenção da segurança na cidade. É um trabalho importante que tem que acontecer, independente de ser uma exigência da lei", disse o Prefeito João Fattori.
Os GMs passam por aulas de legislação; uso do armamento; técnicas e procedimentos operacionais; e economia doméstica. "Esta requalificação está prevista na Lei Federal 10.826/2003 e no convênio da GM com a Policia Federal. Faz parte da profissão e são informações vitais para um bom atendimento à população", comentou o chefe da Guarda Municipal de Itatiba, José Carlos Ferreira Baessa.
Cooperação e qualidade de trabalho
A requalificação teve início no mês de março. Para evitar desfalque no patrulhamento urbano, os GMs participam da capacitação em grupos de três. O centro de treinamento conta com uma estrutura preparada, com sala de reunião, galeria de tiro e refeitório equipado, entre outros. A Prefeitura garante o transporte gratuito para os GMs e o período de curso é considerado como dia de trabalho, ou seja, os GMs recebem mesmo não estando trabalhando nas ruas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário