sexta-feira, 6 de maio de 2011

MUDANÇA: Prefeitura atende pedidos de moradores e altera trânsito no Parque da Colina


Atendendo pedidos de moradores da Rua Alexandre Tomazini, no Parque da Colina I, a Prefeitura de Itatiba implantou alterações no trânsito da via. A rua estreita passa a ter mão única no sentido bairro-centro e o estacionamento passa a ser no lado par nos dias pares e no lado ímpar nos dias ímpares. As mudanças passaram a valer nesta quinta-feira, dia 5 de maio.
 
 
José Edmar Aquino, 32, morador há seis anos do local, conta que o trânsito era muito perigoso. "Essas mudanças vão ajudar bastante. O grande perigo aqui era que o pessoal descia muito rápido, com a mão só para subir vai melhorar bastante", afirmou.
 
 
A Rua Alexandre Tomazini é estreita e extensa. Com carros parados dos dois lados da rua os problemas aumentavam. "Graças a Deus que está mudando. Antes era um terror e não dava nem para ficar na calçada. Nesse um ano em que moro aqui já bateram no meu carro que estava estacionado na rua três vezes. Batiam e iam embora. As crianças não podiam nem sair na calçada por medo de serem atropeladas. Era carro, caminhão, tudo em alta velocidade e até moto tirando racha. Por isso, resolvemos pedir as mudanças para a Prefeitura", conta Edsamara Leila Aquino Lima, 29 anos.
 
 
Solução
A Prefeitura, de posse das reivindicações dos moradores, estudou o problema e apresentou a solução. Sempre em contato com a comunidade foram tomadas as decisões para melhorar o trânsito e garantir a segurança no local. "Transformando a rua em mão única, no sentido bairro-centro, que é subida, melhoramos o tráfego e reduzimos a velocidade dos veículos", explica o diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Manoel Ângelo Sanfins. Mesmo com sentido único, a passagem de veículos ainda seria complicada se houvessem carros parados nos dois lados da via. "A via é estreita e, para que haja um fluxo seguro, não pode haver carros estacionados nos dois lados da rua", explica Sanfins. A via é residencial e não possui muitas vagas para estacionamento. A maioria dos carros estacionados na rua é de moradores que param na frente das garagens de suas casas. "Por isso optamos pelo sistema de estacionamento dia par lado par, dia ímpar lado ímpar, medida bem sucedida em outra rua de Itatiba. Se tivéssemos optado por apenas um lado, os moradores do outro se sentiriam prejudicados por não poderem parar seus carros na rua", disse Sanfins.
 
 
Para o Prefeito João Fattori quando a população se úne e procura o poder público para solucionar aquilo que a aflige a resposta chega mais rápido. "A mudança que fizemos na rua do Colina foi um pedido dos moradores para garantir a segurança de todos", afirmou.
Os moradores concordam com as mudanças. Leila Martins, 35 anos, mora há nove meses na Rua Alexandre Tomazini. "Era uma rua muito movimentada e difícil de passar tanto de carro como a pé. Acidentes aconteciam. Se todo mundo respeitar o sistema de estacionamento, vai ficar mais tranqüilo".

O local está devidamente sinalizado e, neste período de adaptação, os agentes de trânsito da Prefeitura vão orientar e educar os motoristas que passam pela via. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário