A dedicação e a força de vontade de dois alunos da Rede Municipal de Ensino foram homenageadas na tarde de ontem, 5 de maio. O Prefeito João Fattori entregou uma congratulação aos gêmeos Lindon John e Lindon Jonathan dos Santos Pereira Monroe, de 14 anos. Alunos da Emeb Profª Ângela Lygia Parodi Scavone, os adolescentes do 9º ano foram convidados pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para participar do Projeto de Iniciação Científica Júnior em Matemática.
O convite veio como reconhecimento à colocação dos irmãos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ambos alcançaram alta pontuação e conquistaram o terceiro lugar na competição de 2010. Os estudantes ficaram felizes com o convite da Unicamp e com a visita do Prefeito. "Gostamos muito de estudar e de aplicar o que aprendemos. Ser reconhecido por isso é uma honra", afirmou Lindon John. "Já fomos ao Gabinete do Prefeito uma vez para receber dele um certificado pela colocação na Olimpíada e recebê-lo aqui em nossa escola é um prazer ainda maior". Os irmãos, ao lado de Lindon Johnson, o terceiro gêmeo, participam das Olimpíadas desde 2008 e, normalmente, alcançam pontuações elevadas.
"A dedicação aos estudos é algo que sempre deve ser valorizado e esses meninos merecem o nosso reconhecimento. Fiz questão de vir até aqui e dar a eles o meu parabéns. Eles servem de exemplo para os demais alunos, pois todos são capazes de se esforçar e ser importantes", afirmou João Fattori, que parabenizou a mãe dos meninos. "A família é uma benção e é a base para que pessoas de destaque sejam construídas", disse.
Para o professor de Matemática dos meninos, Eder Carlos Pagani, o motivo do sucesso dos alunos é a sede pelo saber. "Eles sempre querem mais e esse é o grande diferencial. São participativos, buscam tirar suas dúvidas e realmente gostam de estudar", afirmou o docente. "Me sinto orgulhoso e realizado. Estou consciente de que a escola faz parte dessa conquista, mas a perseverança é deles. Pela idade e pelo desempenho que têm, eles vão longe", completou.
Para os irmãos, a ida à Unicamp representa um novo desafio. "É uma grande universidade e será uma tarefa difícil, mas estamos felizes porque sabemos o tamanho que esta oportunidade representa", contou Lindon Jonathan.
Paulo Búfalo, supervisor de ensino, representou a Secretaria de Educação na homenagem. "Essa comemoração nos felicita pois é uma demonstração da qualidade da Educação em nosso município", afirmou.
A receita da mãe
A mãe dos alunos participou do evento e se mostrou bastante feliz por seu incentivo ter dado certo. "Tenho consciência de que não posso obrigá-los a fazer nada, então, os incentivo, e assim é com os estudos. Eles não são de passar horas estudando, mas prestam atenção nas aulas e sempre tiram as dúvidas com os professores", contou Maria do Socorro Pereira Monroe, 50 anos, moradora do Bairro Novo Horizonte.
Maria do Socorro revelou que aos quatro anos de idade os filhos já sabiam ler e escrever. "Eles aprendiam só de observar. Eu tentava esconder isso das professoras, no início, mas elas sempre descobriam", brincou a mãe. "Eles gostam muito de ler e até hoje são figurinhas carimbadas na biblioteca da cidade", revelou.
Na Unicamp
Os jovens de 14 anos foram convidados para desenvolver um projeto matemático como Iniciação Científica na Universidade. Com início neste mês de maio, o curso contará com a presença dos alunos uma vez por mês e as demais aulas serão realizadas via Internet. "Ainda não conhecemos a Unicamp, mas já sabemos que vai ser muito legal visita-la e ter contato com os professores de lá", afirmou Lindon Jonathan.
Os jovens de 14 anos foram convidados para desenvolver um projeto matemático como Iniciação Científica na Universidade. Com início neste mês de maio, o curso contará com a presença dos alunos uma vez por mês e as demais aulas serão realizadas via Internet. "Ainda não conhecemos a Unicamp, mas já sabemos que vai ser muito legal visita-la e ter contato com os professores de lá", afirmou Lindon Jonathan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário