terça-feira, 26 de abril de 2011

SAÚDE ANIMAL: Nesta semana tem nova etapa do Mutirão de Castração


Terça e quarta-feira, dias 26 e 27 de abril, acontece o 5º Mutirão de Castração do PSA - Programa Saúde Animal, realizado pela Prefeitura de Itatiba. Serão atendidos animais fêmeas previamente cadastrados dos bairros Cecap e Porto Seguro. A ação acontecerá no Ginásio de Esportes do Lar Itatibense da Criança, localizado na rua Alfredo de Oliveira Coelho, 139. O mutirão visa controlar a natalidade de animais nas ruas da cidade incentivando a posse responsável.
A castração é uma cirurgia simples, mas precisa de alguns cuidados dos donos para evitar complicações. No momento do cadastro os proprietários são orientados sobre a posse responsável. Os animais são identificados pelo método tríplice visual que consiste em foto, coleira com identificação e tatuagem aos animais. O PSA utiliza um código padronizado que permite acesso a um banco de dados regional, tornando possível a identificação do animal, mesmo que ele esteja em outras cidades.

Clube de Campo
Na semana passada, o PSA realizou o 4º Mutirão de Castração, que atendeu animais dos bairros Clube de Campo Fazenda, Moenda, Bairro dos Pires, Condomínio Itaembú, Terras de São Sebastião, Fazenda Maringá, Rio Abaixo, Ponte Nova, Pico Alto, Capela do Barreiro e São Marcos. Foram castradas apenas fêmeas, sendo 53 gatas e 145 cadelas. "Já faz um tempo que eu queria castrar a Sara, pois ajuda a reduzir a incidência de doenças e tumores. Os veterinários sempre falam que quanto antes castrar mais tempo o animal pode viver. O mutirão foi uma boa oportunidade", conta Paula Bernasconi, 26 anos, moradora do Moenda que ainda completa: "Quando ela tinha oito meses, no primeiro cio, pegou cria e com a ajuda dos amigos conseguimos arrumar casa para todos os filhotes, mas foi difícil. Isso acontece muito. Todo cio a gente tinha que ficar tomando o maior cuidado. Se todos castrarem seus animais, não teremos mais problemas de cachorros na rua".
Desde que a administração do Prefeito João Fattori iniciou os mutirões de castração, em 2009, já foram realizados mais de mil procedimentos. Para Margarido de Godoi, 58 anos, residente na Fazenda São Sebastião, o mutirão foi uma boa idéia da Prefeitura. "É um ótimo serviço. Custa muito caro para castrar por conta própria. Tenho três gatinhas, um gato macho e três cachorros. As crianças gostam muito desses bichinhos e se eles não procriam dá para dar mais atenção, cuidar melhor", contou.
Inscrições
Para participar da castração, os animais devem estar cadastrados no Programa Saúde Animal e ter no mínimo três meses de idade e no máximo oito anos. O PSA mantém um cadastro contínuo. Os proprietários interessados devem se inscrever no CCZE (Centro de Controle de Zoonoses e Endemias) pelo telefone 4524-8826. No momento, o programa atende apenas animais fêmeas. Já está sendo preparado o 6ª Mutirão de Castração, que também atenderá animais dos bairros Cecap e Porto Seguro que não participaram da atual edição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário