sábado, 19 de março de 2011

Aprenda a economizar dentro de casa

 

Confira orientações de como economizar dentro de casa, segundo o economista André Furtado Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas. O especialista aponta diversas medidas que podemos adotar dentro da nossa própria casa para gastar menos.
Energia elétrica e telefone
- Desligue as luzes quando os ambientes não forem usados.
- Não deixe aparelhos ligados na energia quando não estiverem sendo usados.
- Preste atenção nas contas de telefone.
- Não abuse do celular, use o fixo quando estiver em casa, porque a taxa do telefone fixo é mais barato do que o móvel.
- se possível, contrate um plano conjunto de telefonia fixa e móvel para a sua família. Em geral, esse serviço traz alguma economia.
- Banhos muito demorados devem ser evitados.
- Não deixe torneira aberta enquanto não estiver usando água.
Como organizar as contas de casa
Cada família deve organizar sua própria planilha, que pode ser feita no computador ou no caderno. Essas contas têm que ficar visíveis, de preferência para todos os parentes da família.
“Todos têm que saber quanto custou cada coisa, porque o esforço da poupança é conjunto. Não dá certo se for exercido por uma pessoa só. Muitas vezes, um adolescente pode usar demais o telefone, porque ele não sabe quanto custa a conta”, alerta o professor.
O professor André alerta que cada família tem uma configuração diferente, de acordo com o número de membros, com a faixa etária, número e hábitos. Por isso, não é possível estabelecer orientações mais diretas sobre como organizar as contas

Nenhum comentário:

Postar um comentário