14.03.2011 - RALINO ZAMBOTTO: Nesta sexta tem tributo a Jacob do Bandolim
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, apresenta o músico Aleh Ferreira em um emocionante tributo a Jacob do Bandolim. O show contará com a participação de Roberto Sion, um dos mais reverenciados músicos do país: saxofonista, flautista e clarinetista como poucos, além de grande arranjador e compositor.
O show traz um repertório recheado por clássicos de Jacob, como ‘Noites Cariocas', ‘Assanhado', ‘Doce de Coco', entre outros. "Jacob foi a escola do bandolim brasileiro e um dos melhores compositores de choro. Todos os bandolinistas do Brasil ‘cursaram' esta escola chamada Jacob do Bandolim", disse Aleh Ferreira, bandolinista da nova geração que, ao lado do seu grupo (Zé Barbeiro, violão de 7 cordas; Joãozinho, cavaquinho, e Tigrão, pandeiro), homenageia o mestre no Teatro Ralino Zambotto.
Aleh Ferreira irá tocar no instrumento que pertenceu a Jacob e lhe foi dado de presente pela filha do compositor. "Desde adolescente ouvi de vários músicos que o choro é uma das melhores maneiras de se ter prazer em tocar e adquirir, simultaneamente, uma técnica refinada", comenta Sion.
Convites
A apresentação acontece nesta sexta-feira, dia 18, no Teatro Ralino Zambotto, às 20h. Os convites estão disponíveis no Museu Padre Lima mediante a troca por um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza). Os donativos arrecadados serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade para serem distribuídos às entidades assistenciais da cidade.
![](http://www.itatiba.sp.gov.br/gcon/usr_galeria_imagens/multimidia20/14032011_aleh.jpg)
Sion no choro
"Nunca me dediquei integralmente a este estilo, mas me sinto muito à vontade em tocá-lo, pois quando jovem, na década de 1960, convivi com o famoso regional do violonista Rago nas rodas de choro da Rádio Clube de Santos, onde gente como Mauricio e Maurici Moura estavam sempre presente", recorda Roberto Sion. "Embora toda minha carreira tenha sido orientada para música erudita, o jazz e o instrumental brasileiro", prossegue, "nunca me esqueci destas raízes e, em muitos momentos de meus estudos, me pego praticando as composições de Pixinguinha e outros importantes compositores do gênero".
Para o CD de Jane Duboc, Roberto Sion desenvolveu um interessante arranjo para "Doce de Coco" e "Assanhado". Recentemente orquestrou um virtuosístico arranjo de "Noites Cariocas" para o duo de violões Douglas Lora e João Luiz, acompanhado pela Orquestra Jovem Tom Jobim, da qual é regente titular.
"Um dos discos mais importantes de nossa MPB se deu no encontro entre Zimbo Trio, Elizete Cardoso e Jacob", destaca Sion. "Sempre respeitei muito este trabalho. Toda a virtuosidade e influência que teve na música instrumental, Jacob obteve através de uma prática diária, amorosa, séria, de seu instrumento. O que podemos notar nas suas impecáveis interpretações, onde a alma do choro se junta a uma sonoridade clara, precisa e totalmente consciente do estilo a seguir."
Currículo
A carreira musical de Aleh Ferreira vem desde a meninice. Aos seis anos começou a dedilhar o violão, aos nove aprendeu cavaquinho, passando para o bandolim aos 11. Aos 13 anos já era profissional e dividia o palco com Altamiro Carrilho, Nelson Cavaquinho, Noite Ilustrada, Ataulfo Alves Jr., Moreira da Silva, Zé Keti, Demônios da Garoa, Emilinha Borba, entre outros grandes nomes da música brasileira. Em 1993 grava seu primeiro CD com obras suas e de autores diversos, dando início a uma série de catálogos dentre os quais o álbum Aleh Ferreira Ao Vivo, gravado no projeto instrumental SESC Paulista. Em 2001 fundou o Trio Quintessência, que o levou aos Estados Unidos e à Rússia para uma série de apresentações. Como compositor, chamou a atenção da direção da Orquestra Sinfônica de Moscou, o que lhe rendeu duas antológicas interpretações desta mesma orquestra, de seus concertos para flauta e para clarinete, registradas em CD. Em 2007, a convite do maestro Cláudio Cruz, tocou ao lado da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do cantor Toquinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário