quinta-feira, 17 de março de 2011

EDUCAÇÃO

17.03.2011 - EDUCAÇÃO: Avaliação vai auxiliar na organização dos trabalhos pedagógicos

Teve início nesta quarta-feira, 16, e prossegue até amanhã, quinta-feira, 17, a primeira edição da Avaliação Municipal de Itatiba direcionada aos alunos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. A ação faz parte da intensificação do trabalho sistemático de avaliação da aprendizagem. A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação está implantando uma série de mudanças para a melhoria dos resultados do municipio.
Nesta manhã, o Prefeito em exercício, Dr. Ariovaldo Hauck da Silva e a Secretária de Educação, Profª. Fátima Polesi Lukjanenko estiveram na Emeb 'Luis Pântano' acompanhando a aplicação da prova. "As principais ações que visam a melhoria na educação municipal são: implantação de um novo currículo municipal desde a creche até o 9º ano; mudanças na formação continuada de profissionais da educação; e intensificação dos processos avaliativos e de acompanhamento do trabalho pedagógico", destacou a Secretária Fátima.
 
A avaliação será aplicada do 3º ao 9º ano e nesta primeira edição os conteúdos avaliados serão de Língua Portuguesa e Matemática. As provas estão sendo aplicadas pelos professores das turmas. Os alunos com algum tipo de deficiência recebem uma atenção especial da equipe gestora e tem um tempo maior para elaboração da prova.

A Secretária destacou que a primeira avaliação tem caráter diagnóstico, pois trará informações importantes para a organização do trabalho pedagógico do professor e melhoria na aprendizagem dos alunos da rede municipal. "A equipe técnica da Secretaria e as equipes gestoras da escolas acompanharão o processo desde a aplicação, análise dos resultados e intervenções necessárias", afirmou.
 
 
No calendário escolar estão previstas outras avaliações oficiais. A próxima prova acontecerá no dia 7 de junho, a fim de verificar a evolução dos alunos quanto as expectativas de aprendizagem para o semestre letivo do Ensino Fundamental. E no dia 7 de outubro a avaliação municipal verificará se as expectativas de aprendizagem planejadas para cada ano foram atingidas pelos alunos. "Entendemos que organizar o currículo, formar adequadamente os professores, bem como avaliar os alunos e as práticas docentes ao longo do ano é um modo de todos se comprometerem com a aprendizagem dos alunos buscando garantir resultados cada vez melhores", completou Fátima.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário