No último sábado, dia 26 de março, aconteceram os Jogos de Verão da Terceira Idade, promovidos pela Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e pelo Fundo Social de Solidariedade. Os jogos chegaram ao final às 19h com Itatiba sagrada campeã geral com o ranking de 122 pontos, alcançando o primeiro lugar na maioria das modalidades. A cidade de Bragança foi a segunda colocada, com 93 pontos. Atibaia, com 55 pontos, ficou em terceiro lugar. O evento reuniu 400 atletas de seis cidades da região. Os jogos de 11 modalidades contaram com a participação de 40 atletas itatibenses, entre eles a nadadora Maria de Jesus Vaz, de 76 anos. Em anexo, planilha com ranking dos vencedores por cidade e por modalidade.
A aposentada, que participa dos jogos de terceira idade desde 2002, quando sofreu um infarto, vê na atividade uma razão para viver. "É a melhor coisa que já tive a oportunidade de fazer na vida", afirmou a aposentada. "Hoje uso marca-passo e me sinto lisonjeada de poder provar que tudo é possível".
Dividindo a piscina com Maria de Jesus Vaz, outra Maria reencontra um motivo para sorrir. A aposentada Maria da Fé Gilioti Loes, de 80 anos, mora em Vinhedo e redescobriu, na piscina itatibense, uma antiga paixão. "Nado desde os 13 anos de idade, mas nunca mais tinha competido. Hoje será a primeira vez em muitos anos e estou extremamente feliz", afirma a ex-campeã brasileira de natação, que em 1944 bateu o recorde feminino brasileiro e recebeu das de Getúlio Vargas o troféu de campeã.
"Graças aos jogos de hoje consigo reviver a sensação que senti há mais de 60 anos", lembrou.
Sentir-se jovem, ativo e completamente vivo são sensações estampadas na maioria dos rostos dos mais de 400 idosos presentes no Itatiba Esporte Clube no último sábado (26). A jogadora de vôlei de Vinhedo Norma Fiorio Bracalente desmente o próprio documento de identidade.
"Em R.G. dizem que tenho 80 anos, mas estou bem longe disso. Sinto-me com menos de 40, jovem e feliz", declarou a atleta que pratica vôlei adaptado há 25 anos e já foi campeã do JORI (Jogos Regionais de Idosos). "Fomos medalha de ouro já no primeiro ano que disputei, fico muito feliz quando me colocam para jogar. É a minha realização".
A jogadora de xadrez Helena Brito tem 70 anos e há três anos participa dos Jogos Regionais defendendo Itatiba. A advogada é moradora do bairro Vivendas do Engenhos D´água e considera os jogos de verão uma ótima oportunidade para se preparar para os regionais. "Tenho imensa satisfação de poder participar dos jogos de estação, como este aqui em Itatiba, me preparar melhor para o JORI e ainda encontrar essas pessoas que estão aproveitando a oportunidade que a vida lhe dá", afirmou Helena, satisfeita com as atividades.
O aposentado Darci Capeletti, de 79 anos, veio de Bragança Paulista para disputar a modalidade damas. "Jogo desde os meus 20 anos de idade e recomendo isso para os mais jovens, pois estimula o raciocínio", indicou. "Eu tenho horror ao conceito de velhice que alguns têm e por isso engano a minha idade, me divirto e sou ativo. Mostro que ser da terceira idade é um privilégio".
A ex-professora de educação física Tecla Mantovanelli Jorenti, 63, encontrou nos jogos da terceira idade um modo de continuar a fazer o que sempre gostou. A aposentada participa das competições de coreografia e vôlei adaptado. "Fui jogadora de basquete profissional na juventude e me tornei professora de educação física. Não sobreviveria sem o esporte.
Felizmente, hoje mantenho minha vida de esportista nos jogos da terceira idade. Faz bem para minha saúde física e mental", comemorou.
Dentre as modalidades dos Jogos de Verão de Itatiba estavam atletismo, bocha, buraco, dama, truco, dominó, malha, natação, tênis de mesa, vôlei adaptado e xadrez. Algumas competições aconteceram na Praça Esportiva do Itatiba Esporte Clube e outras, no Parque Ferraz Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário