terça-feira, 29 de março de 2011

SAÚDE: Prefeitura intensifica ações de combate à Dengue

Esta semana a prefeitura de Itatiba intensificou as ações de combate à Dengue no município devido ao aumento no número de casos confirmados. São 12 casos confirmados na cidade, oito autóctones e quatro importados. A maioria deles localizados no Parque da Colina I. O Departamento de Vigilância em Saúde e o Programa de Combate à Dengue estão acompanhando todos os casos suspeitos. Além da visita ao local de residência são verificadas as condições do paciente e do local de residência. Todo o desenrolar do caso é motivo de atenção. Há um contato freqüente com profissionais da saúde pública e privada, com atualizações freqüentes sobre cuidados e os casos mais exacerbados contam com monitoramento.
A Prefeitura intensificou as visitas casa a casa e fará um trabalho específico nas áreas mais afetadas, orientando a população sobre sintomas da doença e cuidados preventivos. É importante que a comunidade se una e ajude no combate. O descuido com relação aos cuidados preventivos e o depósito de lixo e material inservível em locais e dias impróprios facilitam a proliferação do mosquito. Além disso; o grande fluxo de pessoas entre os municípios, e até entre Estados e países também tem impacto no aumento no número de casos. Por isso, é importante estar bem informado sobre os locais que serão visitados.

Atenção
A constatação de casos de Dengue, independente da quantidade, deve ser motivo de atenção. A infestação assim como a propagação da doença se dá de forma muito rápida. O criadouro em potencial mais encontrado pelos agentes da Prefeitura durante as visitas aos bairros ainda é o prato sob o vaso de planta. Caso seja impossível a eliminação dos mesmos, a instrução é para que eles sejam furados ou que se proceda a colocação de areia grossa, enchendo o prato, da parede dele até a parede do vaso e até a altura da borda. É recomendada ainda a redução na quantidade de água utilizada para molhar as plantas, deixando assim a areia umedecida.
Vasos costumam receber uma atenção especial, mas qualquer objeto exposto ao tempo é um criadouro em potencial. Por isso a destinação correta do lixo é importante. Esse descuido somado à grande quantidade de chuva e ao calor criam um ambiente propício à proliferação do mosquito. Doze dias são suficientes para que os ovos se transformem em mosquitos adultos. O fato de ainda encontrarmos larvas do mosquito transmissor durante as atividades de rotina do programa de combate á Dengue evidencia que há um descuido por parte da população quanto às medidas preventivas que deveriam ter sido adotadas.
A presença do mosquito e o número de casos são bons motivos para que a população reflita sobre como contribuir para que esse quadro não se repita a cada ano. É importante receber os agentes comunitários em suas casas e locais de trabalho.

Combate
O combate à Dengue se faz através do combate à proliferação do mosquito, através da eliminação de criadouros (local onde se acumule água limpa e parada onde o mosquito vai depositar seus ovos). A eliminação de criadouros é a única maneira de se evitar o problema. A administração Fattori atua em diversas frentes.
Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura cumpre o seu papel educador durante todo o ano, realizando ações em todos os pontos do município. Com a conscientização de todos, apoio dos meios de comunicação, envolvimento e mobilização de toda a comunidade é possível combater a Dengue.
Dentre as diversas atividades desenvolvidas, podemos destacar o trabalho casa a casa praticado pelos agentes dos programas de Combate à Dengue e Saúde da Família, que orientam no combate ao mosquito e levam educação em Saúde, de janeiro a janeiro, para todos os locais da cidade. São abordadas residências, comércios e indústrias, verificando-se ainda as condições dos terrenos dentro do trajeto dos agentes. É desencadeado um trabalho conjunto pelos setores do Departamento de Vigilâncias em Saúde que são Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Programa de Combate à Dengue, Centro de Controle de Zoonoses e Endemias.
Outros setores também auxiliam. Obras e Meio Ambiente, por exemplo, através das coletas de lixo, material reciclável e limpeza de ruas e outros. Em parceria com a Secretaria da Ação Social, o programa catabugiganga auxilia a população a dar um destino correto ao material inservível.
O programa de combate à Dengue atua ainda em parceria com a Secretaria da Educação, promovendo um trabalho educativo nas escolas. A conscientização das crianças tem forte impacto, chegando às famílias de forma rápida. Além disso, esses cidadãos do futuro, quando bem instruídos, acabam agindo como fiscais e disseminadores de conhecimento.

DENGUE - CASOS INVESTIGADOS/CONFIRMADOS 2001 - 2011
24 de março de 2011


INVESTIGADOS


CONFIRMADOS

AUTÓCTONES
CONFIRMADOS

IMPORTADOS
TOTAL







2001
28
Zero
03
03

2002
118
03
05
08

2003
23
Zero
Zero
Zero

2004
07
Zero
Zero
Zero

2005
28
Zero
03
03

2006
54
02
06
08

2007
117
04
08
12

2008
129
09
01
10

2009
97
05
02
07

2010
115
11
10
21

2011
54
08
04
12




CASOS CONFIRMADOS/2011

SEXO
IDADE
BAIRRO
CLASSIFICAÇÃO
ORIGEM







Fem.
15
Jardim Nações
Importado
Paraíba

Fem.
32
Pq. Colina I
Importado
Paraíba

Masc.
34
Centenário
AUTÓCTONE
-

Masc.
34
Pq. Colina I
AUTÓCTONE
-

Fem.
42
Pq. Colina I
AUTÓCTONE
-

Fem.
27
Pq. Colina I
AUTÓCTONE
-

Masc.
42
Pq. Colina I
AUTÓCTONE
-

Fem.
26
Pq. Colina I
AUTÓCTONE
-

Masc.
27
Pq. Colina I
AUTÓCTONE
-

Masc.
43
Nações
Importado
Ceará

Masc.
15
Pq. Colina I
AUTÓCTONE
-

Masc.
31
Jd. Teresa
Importado
Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário